11 de set de 2018

I Mostra de Cinema: "Os diferentes espaços da Violência"


Dos dias 19 a 21 de Setembro se realizará, no Campus da Universidade Estadual de Goiás (UEG) de Porangatu, a I Mostra de Filmes, que tem por objetivo levar aos alunos da Universidade e também à toda a comunidade a sensação de assistir grandes clássicos do cinema, assim como promover o debate entre professores e estudantes presentes. A mostra ocorrerá no interior do VIII Congresso Acadêmico Científico desta Universidade, a se realizar em setembro, sempre no período da tarde. Neste ano a mostra traz ao seu público filmes que versam sobre a temática da violência, que é o tema central do Congresso. Os filmes selecionados, sob minha curadoria, procuram abordar a violência em vários eixos, sejam filosóficos, geopolíticos ou socioeconômico. Neste sentido, apresentamos três obras que acreditamos abranger todos estes aspectos e possibilitar uma discussão ampla a respeito do tema.


O primeiro filme utilizado será “Batman: O Cavaleiro das Trevas”. O filme procura trazer, através da linguagem das HQs e dos super-heróis um debate a respeito da violência sistêmica existente em nossa sociedade, em vários de seus aspectos. Os personagens principais do filme se inserem em modelos existentes em qualquer sociedade, e servem como ponto de reflexão para elas. Gotham City, a cidade fictícia onde se passa a história, é o símbolo de uma sociedade decadente e tomada pela violência estrutural. A cidade é tomada pelas gangues, que mantém seu poderio através da corrupção junto à classe política e policial. Neste contexto surgem três personagens que utilizam a violência de diferentes formas: o vilão Coringa é o arquétipo da insanidade, que usa a violência pelo simples prazer de causar o caos; Harvey Dent é o político incorruptível que após sofrer um profundo trauma, acaba se transformando no vilão Duas-Caras, dotado de um senso pervertido de justiça; e Batman, o herói da trama, um jovem rico que após ter seus pais assassinados em um assalto, resolve combater o crime com as próprias mãos, se tornando um justiceiro. 

O segundo filme será o aclamado “Cidade de Deus”, filme que aborda a violência estrutural e com um forte viés socioeconômico e de classe existente nas periferias das grandes cidades brasileiras. A criminalidade aqui é explorada sob o viés da classe econômica e da falta de oportunidade de seus personagens. A história da construção e crescimento de uma das maiores favelas da América Latina mostra as aspirações e contradições dos jovens que crescem neste ambiente, e trazem vários pontos de reflexão importantes. Em primeiro lugar temos a criação de uma economia própria e peculiar do tráfico, com sua hierarquia, suas regras e códigos de conduta próprios. Em segundo lugar vemos no enredo jovens que crescem envoltos neste sistema criminal e que almejam serem inseridos neste universo, assim como ascender profissionalmente. Em terceiro lugar, os jovens que não querem se inserir neste meio e almejam outras coisas diferentes, como o próprio protagonista Buscapé, que mesmo não se inserindo neste universo, sofrem com seus estigmas pelo local onde moram. Em tudo isto temos ainda, de forma constante, a violência como um forte constituinte deste sistema de comércio, tanto como resolvedor de conflitos entre rivais e adversários quanto como demonstrativo de poder e para manutenção da liderança através da imposição do medo ao restante da comunidade. 

O último filme aborda sobre questões geopolíticas e os conflitos mundiais. Trata-se de “O Senhor das Armas”, filme que mostra um traficante de armas que vende armas clandestinas para financiar guerras em países em conflito na África, América e Ásia. A violência se estabelece de forma estrutural e o filme demonstra muito bem como a indústria do armamento tem grande responsabilidade pelos conflitos existentes em países emergentes, especialmente no continente africano. A busca pelo lucro no sistema capitalista leva a situações limite em que os conceitos morais e éticos são deixados de lado. Além disto o filme traz outra discussão importante a respeito do armamento e de sua responsabilidade no número de mortes em guerras civis e conflitos políticos em países emergentes. Nestas situações, o fácil acesso às armas coloca as pessoas do país em uma situação constante de conflitos armados iminentes, obrigando as pessoas comuns, mesmo que não participem de milícias ou grupos armados, a buscarem o armamento para se proteger, proteção, no entanto que se torna inócua, uma vez que elas são alvos fáceis para os grupos paramilitares. 

Estas são questões importantes que estão cada vez mais atuais em nosso tempo, e que teremos oportunidade de ter acesso de forma lúdica e divertida, através da exibição e debate dos filmes, mesclando o conhecimento acadêmico e científico à linguagem lúdica do cinema, procurando assim atrair mais os jovens estudantes da Universidade e da comunidade como um todo. 

Roteiro

Terça-feira, dia 18/09/18, às 14h
Filme: Batman O Cavaleiro das Trevas
Debatedor: Prof. Léo Carrer Nogueira
Local: Auditório da UEG Campus Porangatu

Título Original: The Dark Knight
Título no Brasil: Batman: O Cavaleiro das Trevas
Direção: Christopher Nolan
Gênero: Ação
Ano de Lançamento: 2008
Duração: 152 min
País: EUA

Sinopse: Após dois anos desde o surgimento do Batman (Christian Bale), os criminosos de Gotham City têm muito o que temer. Com a ajuda do tenente James Gordon (Gary Oldman) e do promotor público Harvey Dent (Aaron Eckhart), Batman luta contra o crime organizado. Acuados com o combate, os chefes do crime aceitam a proposta feita pelo Coringa (Heath Ledger) e o contratam para combater o Homem-Morcego.

Quarta-Feira, dia 19/09/18, às 14h
Filme: Cidade de Deus
Debatedor: Prof. Lucas Pires
Local: Auditório da UEG Campus Porangatu

Título Original: Cidade de Deus
Título no Brasil: Cidade de Deus
Direção: Fernando Meirelles, Kátia Lund
Gênero: Crime/Drama
Ano de Lançamento: 2002
Duração: 135 min
País: Brasil

Sinopse: Buscapé (Alexandre Rodrigues) é um jovem pobre, negro e muito sensível, que cresce em um universo de muita violência. Buscapé vive na Cidade de Deus, favela carioca conhecida por ser um dos locais mais violentos da cidade. Amedrontado com a possibilidade de se tornar um bandido, Buscapé acaba sendo salvo de seu destino por causa de seu talento como fotógrafo, o qual permite que siga carreira na profissão. É através de seu olhar atrás da câmera que Buscapé analisa o dia-a-dia da favela onde vive, onde a violência aparenta ser infinita.

Quinta-Feira, dia 20/09/18, às 14h
Filme: O Senhor das Armas
Debatedora: Profa. Tathiana R. Salgado
Local: Auditório da UEG Campus Porangatu

Título Original: Lord of War
Título no Brasil: O Senhor das Armas
Direção: Andrew Niccol
Gênero: Guerra/Policial
Ano de Lançamento: 2005
Duração: 122 min
País: EUA

Sinopse: Yuri Orlov (Nicolas Cage) é um traficante de armas que realiza negócios nos mais variados locais do planeta. Estando constantemente em perigosas zonas de guerra, Yuri tenta sempre se manter um passo à frente de Jack Valentine (Ethan Hawke), um agente da Interpol, e também de seus concorrentes e até mesmo clientes, entre os quais estão alguns dos mais famosos ditadores do planeta.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...